OBESIDADE NA ADOLESCÊNCIA DEVE SER COMBATIDA

MAMÃE OBESA PRECISA DE CUIDADOS

7 de junho de 2011

ENDOCRINOLOGIA – NEUROENDOCRINOLOGIA: OS INDIVÍDUOS IDOSOS DE 75 A 95 ANOS OU ATÉ POUCO MAIS, QUANDO TÊM PARCEIRAS PODEM TER ATIVIDADE SEXUAL SAUDÁVEL.


Devido ao envelhecimento da população mundial, fez-se uma avaliação da atividade sexual de indivíduos dos 75 aos 95 anos, e mesmo num passado recente, pouco se ouviu falar nessa preocupação, avaliando-se a atividade sexual, preferência, desejo e satisfação de indivíduos de 75 a 95 anos de idade. Esta é uma área que realmente não tem sido avaliada de uma forma ampla. Até bem pouco tempo, pensava-se que o homem nesta faixa etária, não se preocupava mais com a atividade sexual e que ela não tinha relevância na vida do indivíduo nesta faixa etária. Foi feita uma avaliação com cerca de 3.200 indivíduos entre 75 a 95 anos de idade, mas não foram avaliados os que tinham idade acima de 95 anos, embora seja a fatia da população que mais cresce. Os resultados encontrados foram surpreendentes: os indivíduos que tinham atividade sexual pelo menos uma vez por ano na maioria se sentiam satisfeitos, gratificados, e tendiam a achar que era o que eles esperavam. Pouquíssimos indivíduos não estavam interessados em atividade sexual. As características que determinaram se eram ou não sexualmente ativos, como seria de se esperar, teve a ver com o fato de eles terem uma parceira com a qual conviviam e se eles e as parceiras eram saudáveis. Ser saudável sem atividade sexual e sem co-morbidade (doenças que acompanham) também foi extremamente importante. Também foram levados em consideração quais medicamentos que esses indivíduos estavam tomando. 
Após uma série de observações, descobriu-se que os únicos medicamentos que parecem reduzir a atividade sexual foram os beta-bloqueadores, o que não nos surpreende. Não houve impacto com os diuréticos, que é um medicamento que nós pensamos que poderia levar à disfunção sexual, mas não parece. Os anti depressivos foram associados com a falta de interesse em sexo, mas deve-se levar em consideração que os indivíduos que fazem uso de anti depressivos são depressivos, portanto o interesse pelo sexo pode ocorrer com pouca ou nenhuma freqüência. A freqüência da atividade sexual pode diminuir pelo menos 50% a 60% com o tempo, mas mesmo entre os indivíduos de 90 anos de idade ou pouco mais, ainda encontrou-se um maior percentual de indivíduos com interesse em atividade sexual do que o esperado. Havia parceiros que estava há mais de 40 anos juntos mantendo uma atividade sexual saudável. O mais importante nisso tudo é que devemos orientar os indivíduos mais velhos sobre os medicamentos que usam e orientá-los que a qualquer instante que queiram podem retomar sua atividade sexual saudável. 

Dr. João Santos Caio Jr.
Endocrinologia – Neuroendocrinologia
CRM 20611

Dra. Henriqueta V. Caio
Endocrinologia – Medicina Interna
CRM 28930

Como Saber Mais:
1. Mesmo num passado recente, pouco se ouviu falar nessa preocupação, avaliando-se a atividade sexual, preferência, desejo e satisfação de indivíduos de 75 a 95 anos de idade?
http://impotenciacontrolada.blogspot.com

2. Pouquíssimos indivíduos entre 75 a 95 anos de idade não estavam interessados em atividade sexual?
http://impotenciacontrolada.blogspot.com

3. Entre os indivíduos de 90 anos de idade ou pouco mais, ainda encontrou-se um maior percentual de indivíduos com interesse em atividade sexual do que o esperado?
http://impotenciacontrolada.blogspot.com


AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO
DOS AUTORES PROSPECTIVOS ET REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA.


Referências Bibliográficas: 
Hyde Z, L Flicker, Hankey GJ, et al. A prevalência de atividade sexual e fatores associados em homens com idade entre 75-95 anos: um estudo de coorte. Ann Intern Med . 2010; 153:693-702.Esta matéria tem por objetivo ético, orientar pacientes a procurar seus médicos para ação preventiva. Figuras meramente ilustrativa sem significado cientifico.

Contato:
Fones: (11)5572-4848/ (11) 2371-3337
Rua: Estela, 515 – Bloco D -12º andar - Conj 121
Paraíso - São Paulo - SP - Cep 04011-002
e-mails: vanderhaagenbrasil@gmail.com