OBESIDADE NA ADOLESCÊNCIA DEVE SER COMBATIDA

MAMÃE OBESA PRECISA DE CUIDADOS

4 de março de 2011

ENDOCRINOLOGIA – NEUROENDOCRINOLOGIA : DISFUNÇÃO ERÉTIL-

A DISFUNÇÃO ERÉTIL EM PACIENTES COM PSORÍASE TEM PREVALÊNCIA AUMENTADA, É UMA DOENÇA NÃO ATENDIDA NO SEU TODO, COM POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO PRECOCE.

A disfunção erétil masculina é comumente causada pela aterosclerose arterial pélvica, que é um preditor de doenças cardiovasculares futuras. Existe uma associação entre a psoríase emergente, a síndrome metabólica e doença aterosclerótica. A psoríase é uma doença inflamatória crônica da pele e ela chega a atingir 1.5% da população mundial, e ela tem um efeito marcadamente deletério, sobre a qualidade de vida do paciente, com comprometimento social e psicológico, também com um impacto físico comparável aos pacientes portadores de doenças cardiovasculares, diabetes e câncer. Muito poucos dados existem a respeito da influência da psoríase em pacientes relativo ao funcionamento sexual, embora tenha sido demonstrado que este aspecto crucial da vida também pode ser prejudicado, em ambos os sexos. Nós supomos que a disfunção erétil ocorre mais comumente em pacientes com psoríase, pelo menos em parte devido à aterosclerose incipiente, que pode oferecer uma oportunidade para a intervenção precoce. A prevalência e fatores de risco para disfunção erétil nos pacientes com psoríase indicou que o aumento da idade e da hipertensão, mas não um diagnóstico de psoríase, foram fatores de risco independente para disfunção erétil.
Pacientes com doenças de pele foram os primeiros a referir a relação potencial entre a psoríase, a disfunção erétil e a aterosclerose. A avaliação da função sexual deve fazer parte da rotina de cuidados holísticos prestados aos pacientes de dermatologia, tanto os de atendimento ambulatorial, quanto os de consultório particular, e se destaca a necessidade de tê-la, para também se avaliar os fatores de risco cardiovascular em pacientes que tenham a disfunção erétil documentada.


Dr. João Santos Caio Jr. 
Endocrinologia – Neuroendocrinologia 
CRM 20611

Dra. Henriqueta V. Caio 
Endocrinologia – Medicina Interna 
CRM 28930

SAIBA MAIS:
1.Qual a causa mais comum da disfunção erétil masculina?
 http://impotenciacontrolada.blogspot.com

2.A psoríase pode interferir no relacionamento sexual?
 http://impotenciacontrolada.blogspot.com

3.Quais os fatores que podem interferir na disfunção erétil de quem tem psoríase?
 http://impotenciacontrolada.blogspot.com

AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO
DOS AUTORES PROSPECTIVOS ET REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA.
 


Referências Bibliográficas:
JMR Goulding; Preço CL; Defty CL; CS Hulangamuwa; Bader E.; I. Alves
A British Journal of Dermatology. 2011.
Esta matéria tem por objetivo ético, orientar pacientes a procurar seus médicos para ação preventiva. Figuras meramente ilustrativa sem significado cientifico.


Contato:
Fones: (11)5572-4848/ (11) 2371-3337
Rua: Estela, 515 – Bloco D -12ºandar - Conj 121
Paraíso - São Paulo - SP - Cep 04011-002
e-mails: vanderhaagenbrasil@gmail.com